O verão está chegando e a atenção com a hidratação deve ser redobrada agora. A água é essencial para o nosso corpo e nos ajuda na digestão, além de manter a temperatura do nosso corpo em níveis mais confortáveis durante a corrida.

Se você ainda não parou para pensar nesse assunto, essa é a hora pois é sobre isso que eu vou falar neste artigo!

Quando estamos treinando, nossos músculos produzem até 100 vezes mais calor do que quando estamos parados, nada mais instintivo por parte do corpo do que querer compensar esse calor e ele faz isso através do suor.

Por que é tão importante se hidratar?

O corpo humano é formado por em média 70% de água, que é um dos componentes que está presente em todas as reações químicas do nosso organismo.

Quando você ingere uma quantidade significativa de água, consegue equilibrar os líquidos perdidos durante o dia e assim repõe as quantidade perdidas.

Como eu já falei antes, quando você realiza o seu treino você está gerando calor para o seu corpo, e que para o corpo conseguir equilibrar a temperatura o suor ocorre.

Mas sem uma hidratação correta o corpo não consegue executar seu desempenho da melhor forma.

Isso porque a perda excessiva de água gera a desidratação, que diminui o volume sanguíneo e aumenta consideravelmente o ritmo cardíaco. O que pode gerar tonturas e espasmos graves para o corredor.

A hidratação deve acontecer antes e após o treino, sendo um hábito que deve ser praticado durante todo o dia.

É preciso que você planeje a sua hidratação conforme a intensidade do seu treinamento, isso deve ser feito com um profissional da área!

É claro tudo em excesso faz mal, assim como a hiper-hidratação é prejudicial ao desempenho do atleta, já que pode reduzir os níveis de sódio do corpo gerando grande mal estar.

Se você um bom plano de treino que contemple também como e qual quantidade de água será melhor para o seu corpo.

Você bebe o suficiente?

Cada pessoa possui necessidades diferentes para que o seu corpo funcione da maneira mais correta, e isso vai divergindo de acordo com tamanho do esforço, o clima do local e o estado físico da pessoa.

A quantidade de água que você consome durante o seu treinamento, com certeza será totalmente diferente do seu adversários ou companheiros.

E você sabe qual é a sua quantidade ideal de hidratação diária durante um dia de treinamento?

Eu vou compartilhar com você um questionário simples, e preciso que você analise essas situações no seu dia-a-dia.

  • Você vai menos de 3 vezes ao banheiro durante todo o dia?
  • Qual cor tem sua urina?
  • Você bebe menos que uma garrafa de água durante todo o seu treinamento?
  • Você perde muito peso após um treinamento?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas foi SIM, é hora de você beber mais água!

Já ouvi algumas vezes pessoas relatando que o hábito de tomar água é algo difícil para se acrescentar em sua rotina. Acabam preferindo outros tipos de bebidas pois “necessitam” algo com gosto e sabor diferente.

Isso por mais que a água não tenha nenhum gosto, além do gosto de água. Não há nenhum esforço além do de ingerir algo que só fará bem ao seu corpo.

Você sabe o que há de tão bom na aguá? Porque ela te faz tão bem e te ajuda a conseguir resultados melhores na sua corrida?

Isso tudo se dá porque a água:

  • Regula a temperatura corporal;
  • Combater acne, estrias e celulite;
  • Melhorar o funcionamento dos rins;
  • Previne o aparecimento de pedras nos rins;
  • Facilita a digestão;
  • Diminui o inchaço;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda a emagrecer.

Todos esses são ótimos ingredientes dos quais são muito benéficos não apenas para os corredores, mas sim para uma vida mais saudável.

Alcance o seu próximo nível!

Se você já pensou na possibilidade de correr mais rápido e completar distância maiores? Como eu já falei neste artigo, o fator mental é o principal motivo que irá fazer você avançar o seu treinamento e conseguir diminuir o seu tempo, deve se ter um trabalho em conjunto com o treinamento da sua mente e seu corpo.

Eu sou ex-atleta e já ajudei milhares de atletas amadores e avançados a se desenvolverem tanto fisicamente como mentalmente a atingirem a sua melhor performance e conquistarem desafios e seus melhores resultados na corrida, por isso eu preparei uma AULA ONLINE onde vou compartilhar com você algumas técnicas que uso com meus alunos.

Te vejo no seu próximo nível!

Bruno Zanuto

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