Um dos maiores desafios de corredores que estão iniciando o seu treinamento, é a batalha mental e física, que tem grande participação no resultado final do seu treino. Se você está buscando melhorias no seu treinamento ou novos resultados nas suas provas continue lendo este artigo.

Se você está começando a correr, é preciso que tenha contato com um profissional da área, que possa te auxiliar a montar um bom plano de treinamento e uma dieta que será capaz de nutrir seus nutrientes e vitaminas necessários para uma boa resistência na corrida.

Mas se você já corre há algum tempo, já tem uma orientação com um profissional especializado, já conhece a sua planilha de trás para frente e pratica uma dieta ideal todos os dias e mesmo assim seus objetivos na corrida estão longe de serem alcançados, se liga nessas dicas que eu vou compartilhar com você agora!

DICA 1: Evite o tédio

Como eu já mencionei antes e também nesse artigo do meu Blog do Programa Treino Mental para Corredores “Efetive seu plano de treinamento” eu falo sobre a importância de estruturar e seguir um planejamento na sua corrida, clique aqui para acessar.

Dependendo como for o seu plano de treinamento, segurança e conveniência há momentos que treinar em uma esteira pode acabar te trazendo cansaço excessivo pela falta de estímulos e novos desafios que nem sempre a esteira é capaz de sanar.

Por isso a importância de desfrutar variados tipos de exercícios que possam constantemente estimular a sua mente e corpo para novos desafios.

DICA 2: Preste atenção nos sinais do seu corpo

Quando se pratica exercícios que trabalham com a resistência do nosso corpo, acaba sendo algo comum ter tensões e/ou cãibras durante o treinamento.

Durante a tensão de uma prova, parar para fazer um alongamento que possa sanar qualquer tipo de desconforto que possa estar te prejudicando pode parecer inviável.

Mas se alongar e retomar sua corrida depois de um leve aquecimento deve ser a sua melhor escolha. Mas caso você sinta dores que não melhoram mesmo com um bom aquecimento e alongamento é preciso saber a hora de parar.

É preciso que você diferencie um desconforto que pode ocorrer por você estar praticando um exercício físico.

DICA 3: Crie um ritmo confortável para correr

Uma coisa que você sempre tem que ter em mente é que o seu corpo e mente estão em conjunto para alcançar seus objetivos na corrida. Avançar e iniciar um ritmo em que ambos ainda não estão preparados pode acabar prejudicando os seus avanços adquiridos.

Iniciar o seu treinamento ou correndo em uma grande prova, iniciando com todo o seu fôlego e resistência, acaba fazendo com que você gaste muita energia logo no início e perdendo muito rapidamente o ritmo em que começou a correr.  

DICA 4: Treine sua força muscular

Quando você pratica um exercício que demanda muita força muscular, é preciso que o seu corpo tenha força para resistir e se superar durante esse esforço.

Treinando os músculos você o possibilitará de realizar com mais eficiência o esforço que necessita para alcançar seu objetivos e superar seus limites.

DICA 5: Trabalhe a sua mente

Muitos dos corredores acabam se preparando fisicamente para correr, mas acabam esquecendo que um dos fatores mais importantes para conseguir alcançar seus objetivos na corrida é trabalhar a sua mente.

Sem exercícios mentais que te preparam para enfrentar às peças que a sua mente pode te pregar, é preciso que você a desenvolva e defina qual realmente é o seu objetivo. E que por mais que você se sinta cansado, será tudo a favor dessa meta que você tanto almeja alcançar.

Treino mental em conjunto com a corrida

O Treinamento Mental aplicado junto a corrida disponibiliza ferramentas e chaves mentais para melhorar a sua concentração e foco.

Além de contribuir para eliminar distrações, aumentar sua confiança, melhorar sua atitude, resistência , consistência, agilidade, velocidade.

Favorece o aumento da sua conexão corporal e o encontro do seu ritmo e equilíbrio. O impacto é direto em diversas as áreas da sua vida!

Alcance o seu próximo nível!

Se você já pensou na possibilidade de correr mais rápido e completar distância maiores? Como eu já falei neste artigo, o fator mental é o principal motivo que irá fazer você avançar o seu treinamento e conseguir diminuir o seu tempo, deve se ter um trabalho em conjunto com o treinamento da sua mente e seu corpo.

Eu sou ex-atleta e já ajudei milhares de atletas amadores e avançados a se desenvolverem tanto fisicamente como mentalmente a atingirem a sua melhor performance e conquistarem desafios e seus melhores resultados na corrida, por isso eu preparei uma AULA ONLINE onde vou compartilhar com você algumas técnicas que uso com meus alunos.

Te vejo no seu próximo nível!

Bruno Zanuto

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